praia

Férias com segurança e privacidade

Após uma pausa de comunicação sobre o tema da privacidade das pessoas, vamos retomar os nossos artigos de uma forma mais regular e com temas sempre atualizados e relevantes para a nossa comunidade.. Regressaremos em Setembro com mais informação e uma oferta renovada e mais adaptada à denominada “nova realidade”. Entretanto, muito se tem falado acerca da ameaça COVID, da privacidade e do hipotético conflito de interesses entre ambas. Infelizmente, estes períodos de crise que surgem de forma inesperada são normalmente aproveitados para extremar posições através de um excessivo ruído de comunicação que em nada contribui para esclarecer as pessoas. Como sempre, entramos nas clássicas abordagens do “8 ou 80” e só o tempo , mais informação e menos desinformação irão ajudar a clarificar ideias para que todos possamos nos sentir seguros em todos os vetores da nossa sociedade.
 
Desejamos a toda a comunidade um bom período de descanso e reflexão com o devido distanciamento social e com algumas medidas que contribuam para a segurança da vossa privacidade. Nesta conformidade , enunciamos de seguida um conjunto de recomendações publicado pelo ‘European Data Protection Supervisor‘ :
 
1. Pense duas vezes antes de publicar nas redes sociais
As redes sociais são ótimas para se ligar com as pessoas que mais gosta. No entanto, deve sempre pensar no que publica online. Respeite a privacidade das outras pessoas e assuma o controle das informações que disponibiliza.
 
2. Atenção aos jogos online
Os jogos online gratuitos geralmente escondem malware. Muitas vezes, os seus dados pessoais são o “valor” que paga para jogar, portanto não distribua as suas informações pessoais por alguns minutos de diversão.
 
3. Evite redes WIFI abertas

As redes abertas de WIFI podem ser armadilhas utilizadas por hackers para roubar os seus dados. Evite sempre que possível.

4. Seja cuidadoso com a gestão das suas palavras chave

As palavras chave (senhas) são a principal defesa de suas contas. Deve usar diferentes senhas para cada conta e alterá-las frequentemente; pode utilizar um gestor de senhas confiável para facilitar esse processo. Sempre que possível, utilize uma autenticação dupla.

5. Valide as definições da sua privacidade

Verifique sempre as configurações de privacidade das suas aplicações: se lhe forem pedidas permissões desnecessárias (por exemplo, uma aplicação de previsão do tempo pedir para ler seus contatos ou aceder à sua câmera), basta dizer NÃO !

6. Esteja atento aos seus e-mails de spam e phishing

Verifique cuidadosamente todo o email que recebe porque poderá ser o alvo de e-mails de spam ou phishing. Preste atenção ao e-mail do remetente e NUNCA abra anexos se não tiver 100% de certeza de que é seguro.

7. Utilize Antivirus e Firewalls

O software antivírus e as firewalls podem impedir que seus dispositivos sejam infectados por malware ou atacados por hackers, mantenha-os atualizados! Mas lembre-se também de que o software antivírus não é perfeito – pense sempre antes de clicar!

8. Faça cópias de segurança dos seus dados (backups)

Qual a importância dos seus dados? Imagine que o seu computador tinha sido roubado ou tinha perdido o seu smartphone; Ficaria arrependido de não ter uma cópia de segurança ?

9. Esteja preparado para ser vítima de hacking

A sua conta está comprometida ? Não hesite, tome medidas agora ! Mude as suas senhas o mais rapidamente possível e alerte o seu banco se houver informações de pagamento envolvidas.

10. Termine sempre as suas sessões (Log off)

Assegure-se sempre que termina as suas sessões depois de utilizar um dispositivo público.

11. Http ou Https ?

Já se perguntou qual é a diferença entre http e https em endereços de sites ? O ‘s’ significa seguro, o que significa que é criptografado. Se não vir o ‘s’, não forneça qualquer informação pessoal – especialmente para pagamentos.

 

Para consultar mais informação sobre a privacidade e RGPD, aceda ao nosso blog